Quinta-feira, 18 de Outubro de 2007
Teatro Ribeiro da Conceição

            Em recuperação 

As obras de recuperação do Teatro Ribeiro Conceição, a mais bela sala de espectáculos da região duriense, já estão em curso, após estar encerrado ao público desde 1987. O arranque desta intervenção apenas é possível depois da Câmara Municipal de Lamego ter recentemente adquirido uma parcela do edifício setecentista que ainda era propriedade privada, pondo deste modo um ponto final num longo processo administrativo que adiou a realização das obras.

A intervenção em curso num dos mais importantes espaços do acervo artístico do Douro Património Mundial preservará a fachada e a decoração do interior, inspirada na arquitectura das grandes salas de teatro italianas, dotando, em simultâneo, o edifício com moderno equipamento audiovisual e sonoro.

O projecto de execução é da autoria do Gabinete de Arquitectura de João Carreira, anterior responsável pela recuperação do Teatro de S. João, na cidade do Porto, e do Teatro Aveirense. A nova sala de espectáculos de Lamego terá uma acústica perfeita e disponibilizará 470 lugares sentados.

Nova dinâmica cultural

Após a sua reabertura ao público, prevista para 2007, o Teatro Ribeiro Conceição terá um profundo impacto na vida cultural local e dos concelhos envolventes, colmatando a actual escassez de equipamentos culturais na cidade de Lamego.

A Câmara Municipal será responsável pela programação de um cartaz de espectáculos de inegável qualidade, nas áreas da música, do teatro, da dança, do cinema, entre outros, com a preocupação constante de criar e fidelizar novos públicos para este projecto cultural. O estabelecimento de parcerias com outras instituições para a realização de actividades das artes dos espectáculos também será uma prioridade para que este objectivo seja alcançado.

A Câmara Municipal de Lamego pretende que o Teatro Ribeiro Conceição seja um equipamento público capaz de estabelecer e desenvolver uma acção educativa abrangente, tornando o público progressivamente mais conhecedor e exigente. A sua reabertura, dará lugar a uma sala de espectáculos, de acústica perfeita, a funcionar em regime de acolhimento, sem estruturas de produção residentes, especialmente vocacionada para a apresentação de um vasto leque de espectáculos de inegável qualidade, nas seguintes áreas:  

Música sinfónica de Câmara e solistas;

Música com uma componente electroacústicadominante;

Teatro;

Dança;

Cinema;

Audiovisuais e multimédia.

Excerto de um comunicado da Câmara Municipal de Lamego, a reabertura do teatro está prevista para o primeiro trimestre de 2008.

   


tags:

Publicado por UrbanPlan às 09:09
Link da Notícia | Comentar | Adicionar a favoritos
|

4 comentários:
De apvpancora a 21 de Outubro de 2007 às 14:14
Gostamos! Estão a trabalhar bem!! Parabens pelas visitas!

apvpancora.blogs.sapo.pt



De Bruno Luis a 23 de Outubro de 2007 às 21:28
Lamego e muito bonito de inverno eu era aluno do liceu no ano em que nevou pela ultima vez em lamego.
Muitas felicidades
Continuação de um bom trabalho


De pedro oliveira a 26 de Outubro de 2007 às 09:12
parabéns pelo blog. felicidades para o concurso cidades criativas.

http://vilaforte.blog.com/


De pati a 25 de Setembro de 2008 às 19:41
pelas fotografias lamego deve ser uma cidade fantástica...gostei bastante da historia desse teatro que gostava de conhecer


Comentar post

Informação Adicional
Apoios
Últimas Novidades

Cartaz

Lamego vs Régua

Casa de Sto. António

Caves da Raposeira

Escola de Hotelaria e Tur...

Região de Turismo Douro-S...

1.0 Acção Social

ICP 1.0 Acção Social

ICP: 1.0 Acção Social

Intervenção A Curto Prazo

tags

todas as tags

Arquivo

Junho 2008

Maio 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Visitados